O que é pen drive?

Um dispositivo que se populariza cada vez mais no mercado, o pen drive se revela uma ótima opção de armazenamento de dados e conteúdos.

>Pen drive

O pen drive, conhecido também pelo nome "USB flash drive", é um dispositivo portátil de armazenamento constituído de memória flash, que permite o armazenamento de diferentes tipos de arquivos, como um mini disco rígido, tendo memória limitada.

Com uma conexão semelhante a uma entrada USB, existem diferentes tipos de pen drives, desde seus formatos até suas capacidades de armazenamento. Enquanto um pen drive pode armazenar até 2 GB de memória, outro pode armazenar até 256 GB.

Mais sobre O que é pen drive?

Com o objetivo de substituir o disquete, o pen drive começou a ser fabricado no ano de 2000, mas somente a partir de 2005 começou a se popularizar, fazendo com que os disquetes caíssem em desuso. Devido à ausência de peças móveis e sua maior rapidez e maior capacidade de armazenamento, o pen drive também se mostra mais resistente e mais compacto que outros dispositivos de armazenamento de dados.

O que é pen drive bootavel?

Um Pen Drive Bootavel é um tipo de pen drive que permite a instalação de um sistema operacional Windows em um computador que ainda não possua um sistema operacional.

Por exemplo, um computador não possui dispositivo de entrada para um CD contendo os arquivos de instalação do Windows, apenas entradas para dispositivos USB. Com isso, criando um Pen Drive Bootavel, é possível instalar um sistema operacional sem utilizar outro dispositivo.

Hoje em dia, alguns computadores são fabricados sem compartimentos para CD's e DVD's, apenas com entradas USB para dispositivos como pen drives, tornando difícil a instalação e execução não só de sistemas operacionais, mas também de outros arquivos. Um Pen Drive Bootavel pode ser criado facilmente utilizando simples comandos do próprio computador.

Pen drive da Apple

O que é pen drive nano?

Um Pen Drive Nano é um micro formato de pen drive, cujo tamanho chega a ser o mesmo ou até menor que uma moeda.

O termo "Nano" se refere exatamente a esse tamanho, que pode comportar o mesmo armazenamento de um pen drive comum mesmo tendo um tamanho bem inferior.

A maioria desses Pen Drives Nanos possui apenas a "cabeça", isto é, o dispositivo USB e uma pequena parte onde se constitui sua estrutura interna. Tudo isso pode chegar até 2 cm de comprimento apenas, e um peso de mínimos 10 g.

Pen drive nano

O que é pen drive virtual?

O Pen Drive virtual é o nome dado a alguns tipos de disco rígido acoplado ao computador ou num sistema que permite armazenamento de arquivos e informações com determinado limite em modo virtual.

Existem sites na Internet que também funcionam como pen drives virtuais, disponibilizando armazenamentos com capacidades variáveis para resguardar dados e arquivos.

Embora, a memória virtual no computador seja um pouco mais lenta que a RAM, a principal vantagem é que quando a memória RAM estiver cheia, haverá um meio a mais de armazenamento disponível.

Logo do Google Drive e Dropbox

O que é pen drive criptografado?

Um Pen Drive criptografado, como o próprio nome já diz, é um pen drive que pode ser bloqueado com senha, isto é, todo o seu conteúdo não poderá ser visualizado por quem não souber a senha que foi inserida no dispositivo.

O termo "criptografar" significa converter um arquivo ou dispositivo com uma senha secreta ou código, e qualquer informação que esteja dentro dele não será lida até que ela seja decodificada.

É um sistema bastante utilizado por quem quer privacidade ou manter os arquivos em seu pen drive em segurança. Contudo, isto não pode evitar que o pen drive possa ser formatado, apenas evita que seu conteúdo seja visualizado por qualquer um.

Pen drive com símbolo de cadeado inserido no computador

O pen drive surgiu para substituir o disquete, atualmente, há diversos formatos, cores, tamanhos e capacidades dos USB flash drive.

Assista ao vídeo abaixo e saiba como recuperar arquivos apagados de um pen drive:

Saiba mais sobre pen drive




Haline
15/10/13

Mais informações por email.

Deixe um comentário