O que são Sistemas Operacionais Livres?

Os sistemas operacionais livres podem ser ótimas opções para instalar em seu PC. Confira algumas informações sobre esses softwares.

>Sistema operacional livreA informática tornou-se algo muito importante na vida cotidiana das pessoas, e desde sua incrível evolução no início dos anos 2000, muita coisa coisa mudou, e essa mudança atingiu tanto os hardwares como os softwares, um bom exemplo disso são os sistemas operacionais.

A maior parte dos usuários utilizam o sistema operacional Windows, da Microsoft, e para alguns esse S.O é beneficiário, mas para outros sem tanto, por ser praticamente um sistema fechado. Alguns dos concorrentes do Windows são livres, como o Linux por exemplo.

Mas antes de começarmos a entender mais sobre o assunto é importante que você saiba que um sistema operacional é o que serve para operar os hardwares de um computador, sem os S.O todas as peças por mais caras que fossem não teriam nenhuma função e sem isso estaríamos tecnologicamente atrasados.

Mais sobre O que são Sistemas Operacionais Livres?

Sistemas Operacionais Livres: o que são?

LinuxEsses sistemas são todos aqueles que possuem distribuição gratuita, ou seja, não é necessário pagar para utilizar em sua máquina, basta fazer o download e instalar.

O mais conhecido entre todos os sistemas operacionais livres é o Linux, basta formatar sua máquina e instalá-lo para poder usar livremente sem gastar nada com isso. Quando você vai até uma loja não é preciso comprar um computador que já venha com Windows, você pode optar por um que venha esse sistema gratuito.

O ponto mais importante é ter em mente que o sistema livre não tem as mesmas funções que os fechados como o Windows, outro detalhe é a dificuldade em conseguir compatibilidade entre os programas utilizados nos sistemas livres e Windows.

Por isso praticamente tudo o que for baixado deve ser procurado para as versões livres, do contrário poderá não rodar.

Sistemas Operacionais Livres: quais são?

OpenSolarisO principal deles como já citamos é o Linux que foi fundado em 1991 e logo de início foi anunciado que seria livre, além de ser gratuito o usuário poderia acessar suas principais funções e fazer mudanças de acordo com o desejado (root do sistema).

Mas para fazer isso é preciso ter pleno conhecimento dos códigos do sistema Linux, do contrário pode complicar o funcionamento dele tendo de fazer o download novamente.

Outro sistema que vem crescendo muito nos últimos anos é o OpenSolaris, criado em 2004 pela Sun Microsystems e desde então foi se tornando aberto aos poucos, é distribuído através de códigos e quando utilizado permite que os usuários façam até mesmo trabalhos maiores utilizando o mesmo, incluindo os que são usados em estabelecimentos comerciais.

Sistemas Operacionais Livres: vantagens e desvantagens

Sistema de um PCA principal vantagem desse sistema é que você pode gerenciar todos os processos utilizando um código aberto, muitos tutoriais estão disponíveis para quem estiver interessado em aprender.

Você pode criar um sistema inovador e até mesmo vendê-lo na internet, afinal muitas pessoas com conhecimentos mais avançados já fizeram isso e por deixarem mais fácil de utilizar conseguiram comercializá-lo e faturar um bom "din din". O problema é para os iniciantes, pois se não tiverem conhecimento certamente terão grandes dificuldades em alterar um sistema livre.

O fato principal é que os programas não são compatíveis, por isso acaba sendo pouco aproveitado na maior parte do tempo, contudo o aumento de produção dos que são compatíveis deve suprir essa necessidade.

Mesmo que você tenha comprado um computador com o Linux e se arrependeu, não se preocupe, pois poderá instalar o Windows a qualquer momento, por isso pode valer a pena um teste.

Quer saber um pouco mais sobre a história do sistema operacional livre mais conhecido no mundo? Então assista ao vídeo que segue abaixo.

Veja mais sobre sistemas operacionais




Andre
14/11/13

Mais informações por email.

Deixe um comentário