Como evitar vírus no PC

Qualquer computador corre sérios riscos de ser infectado por algum tipo de vírus, mas existem métodos de evitar esse problema no seu PC.

Com o aumento do uso do computador pelas pessoas é normal que cada vez mais tenhamos problemas com vírus que são instalados em nossos computadores, a tendência é que muitos se especializem no assunto e fiquem enviando armadilhas para usuários iniciantes clicarem e acabarem caindo em armadilhas. Existem os vírus leves e também os pesados que visam atingir suas contas bancarias e senhas de seus principais aplicativos, o cuidado tem que ser tomado desde a hora em que entra no computador até a hora que sai dele. Vamos te dar algumas dicas para evitar que os vírus atinjam o seu computador e causem estragos sérios.

Evitar vírus no PC

Em primeiro lugar você tem que tomar cuidado e desconfiar de praticamente tudo o que tem na internet, se acessar sites desconhecidos que não são populares evite clicar em links e se logo que clicar pedir para salvar não salve, descarte essa possibilidade. Você pode encontrar links mal intencionados no MSN, Facebook, Orkut, Emails, sites de download e muitos outros lugares. Quando alguém te enviar um link para clicar em seus meios de comunicação sempre pergunte para pessoa o que é, se ela responder é porque realmente foi ela quem te mandou, mas se falar que não enviou nada você já saberá o que é. Normalmente os vírus são enviados falando a respeito de fotos de festas, perguntando se pode publicar um vídeo em sua homenagem, essas coisas que você nem participou.

Homem no pc

Antivírus precisa estar instalado

Hoje em dia existem diversos antivírus gratuitos na internet que possibilitam a você se manter livre de ameaças sérias, faça o download de alguns como o Avast, AVG, Norton e outros do mesmo estilo para que eles possam agir e limpar o seu computador quando necessário. Alguns vírus podem passar pela a analise direta destes sistemas de proteção, mas depois disso você pode fazer com que ele faça uma varredura em todos os seus sistemas atrás de arquivos que não devem ser usados por você. Tudo o que for encontrado que não faz sentido ou que tenha más intenções, será enviado para a quarentena ou se não deve ser excluído por você. Independente de qual seja o seu problema com os vírus saiba que ter um programa instalado vai te favorecer de mais.

Evite os links, instale o programa e se mantenha seguro, depois que pegar as manhas de quais são os problemas que podem ser enviados para o seu computador aprenderá a se cuidar e nunca mais terá um problema com isso. Antes de colocar um pendrive ou um cd para rodar em seu computador não se esqueça de passar o antivírus nele, essa é uma proteção extremamente necessária.

Publicado em 25/10/2012 por Andre
Revisado em 18/12/2012

Tags: , ,

Mais informações por email


Comentar