Como proteger o sinal WiFi

Com a grande facilidade no acesso aos sinais WiFi, alguns cuidados devem ser tomados para que algum intruso roube seu sinal. Veja!

O que antes era raro agora é comum. A conexão à internet tornou-se cada vez mais acessível, além de rápido e barato. Com exceção do acesso via mobile, o sinais wifi estão disponíveis em quase todos os lugares e abertos ao público para que possam permanecer conectados. Da mesma forma, encontrar residências distribuindo sinal também se tornou comum, mesmo que protegido por senha.

Amigo pedindo wifi

Com o passar do tempo o número de pessoas com a senha vai aumentando, pois visitas, vizinhos, amigos, geralmente a pedem assim que colocam o pé na casa, o que é bem comum. Dessa forma, a senha vai se espalhando, a não ser que você seja bem sistemático com esse tipo de coisa. Porém, o que poucas pessoas sabem, é que essa mesma ferramenta pode servir de porta para hackers e usuários indesejados à rede. Além de que quanto mais usuários, menor será a velocidade de navegação, seus dados pessoais e senhas estariam comprometidos.

Por isso, devem-se tomar alguns cuidados para que não se torne uma vítima e perca seu sinal de conexão. Atente!

Como saber se alguém está roubando meu sinal e o que fazer?

Isso pode ser visto de forma bem simples. Corte a conexão com todos os aparelhos que você possui e que consomem dados, depois vá até o roteador e verifique se a luz que indica o acesso está piscando, quanto mais rápido, mais dados. Já aqui dá para se obter uma noção.

Outra forma é de abrir o painel de controle do roteador através do https://192.168.0.1. Porém, cada roteador possui uma maneira interface diferente. Para descobrir, abra o cmd (prompt de comando) do Windows e digite “ipconfig” em seguida pegue o número em “Gateway padrão” e digite na barra de tarefas. Digite o seu login, em alguns que não possuem uma configuração, basta digitar “admin” e enter. Na interface de configuração busque pelo painel de dispositivos conectados, veja se há algum que você desconhece e retire-o da lista.

Usando Soft Perfect

Aplicativos como SoftPerfect Network Scanner podem analisar sua rede e identificar todos os dispositivos na rede e até executar comandos que desliguem o aparelho.

Quando isso acontecer, se preferir e o que é mais recomendado, refaça as senhas de acesso ou dê um master reset no aparelho e configure tudo novamente.

Como fazer para melhorar a segurança dos dispositivos na rede?

Assim que adquirir um aparelho, mude o nome (SSID) e crie uma senha, pois quando o mesmo é novo, vem com o nome do roteador e sem senha. O que facilita em porcentagens incontáveis a chance de receber uma invasão.

Tenha um Firewall ativo e antivírus atualizado, se possível, obtenha algum com a função de scannear a rede. Quando configurar o aparelho, opte pela proteção WPA2, devido a maior eficiência contra ataques que deixam as senhas vulneráveis.

Por que melhor a segurança

Crie uma senha diferente para o acesso das configurações, pois independente da máquina, qualquer pessoa conectada a rede pode acessá-las e modificar. Busque por atualizações do firmware, pois quando é lançada uma nova atualização, erros e brechas da segurança são reparados. Essas dicas não deixam seu dispositivo 100% seguro, mas o deixam em uma porcentagem muito alta em segurança. Fique sempre atento!

Quer saber como melhorar o alcance e a qualidade do seu roteador? Então, assista ao vídeo que segue abaixo e fique antenado!

Publicado por Luis Carlos
Revisado em 28/10/2015

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar