Comparação do sistema iOS e Android

Os dois maiores sistemas operacionais do mercado agradam aos consumidores, mas tanto iOS quanto Android também pecam em algumas funções.

Android vs iOS

Dia após dia vemos um smartphone sendo lançados atrás do outro, mesmo com tanta variedade no mercado nem todos os usuários tiveram o prazer de usar todos os sistemas operacionais.

Os dois que dominam o mercado na atualidade são Android e iOS, rivais que possuem características parecidas, mas conteúdos diferentes para conquistar os consumidores.

Nesse artigo não vamos mostrar a você qual é o melhor, até porque cada um deles possui suas próprias propostas e cabe ao próprio consumidor escolher qual delas agrada mais.

Por isso vamos falar dos pontos fortes e fracos de cada um, ao final você mesmo poderá chegar a um veredicto sobre qual poderá ser o seu próximo S.O.

Vantagens do sistema iOS

Podemos começar por sua tela de bloqueio que mostra a hora, data, o uso da bateria e a qualidade do sinal Wi-Fi ou 3G. O usuário pode colocar uma senha para acessar as funções do celular, se preferir pode deixar sem a senha evitando o risco de bloquear o aparelho em caso de esquecimento do código.

Na tela inicial, o iOS apresenta 20 apps em cinco linhas, a sexta linha é fixa com quatro ícones cuja ordem pode ser alternada.

iOS

Com esse sistema o usuário pode fazer o download de diversos aplicativos utilizando o App Store, muitos deles podem ser baixados gratuitamente e outros somente pagos. A melhor parte é que tudo passa por uma rigorosa avaliação da empresa antes de ser disponibilizado, isso evita que os usuários tenham problemas com vírus e programas que funcionam mal.

Talvez o pior dos defeitos é que o iOS só pode ser usado em aparelhos da Apple, e todas as suas funções só podem ser divididas com eles.

Vantagens do sistema Android

Na tela inicial do Android o usuário pode ver o sinal de seu aparelho, hora, data e status da bateria, sempre que chegam notificações de sms, redes sociais e email, avisado no topo da tela. Assim que acessa a página inicial tem a possibilidade de escolher quais os ícones que devem aparecer, podem ser grandes ou pequenos dependendo da vontade do usuário.

Android

A maior vantagem em relação ao concorrente é que grande parte dos aplicativos são gratuitos, mesmo aqueles que são pagos possuem versões gratuitas com menos funções abertas. O lado negativo é que os aplicativos não passam por avaliação, por isso cabe ao usuário ver os comentários e baixar para poder testar mesmo correndo o risco adquirir vírus.

Avaliação final entre iOS e Android

O sistema fechado do iOS dificulta muito para alguns usuários que compram um iPhone, iPad ou iPod, afinal não é possível fazer transferências de arquivos pelo Bluetooth e nem transferir documentos para um computador que tenha Windows e que não seja cadastrado no aparelho.

Por outro lado a rapidez, facilidade de uso, beleza dos ícones e variedade de serviços é o ponto forte.

Por sua vez o Android é totalmente aberto e permite até mesmo que os usuários façam mudanças no sistema, modificando qualquer coisa que deseje para deixar com a sua cara.

Google Play e App Store

No futuro é necessário que a Google comece a analisar cada um dos aplicativos que são disponibilizados em seu sistema, ajudando o usuário a não correr riscos de pegar vírus e danificar o aparelho.

Para escolher entre um deles basta que vá até uma loja e faça um teste em suas próprias mãos, ao conhecer o sistema você poderá ver qual deles satisfaz o seu gosto.

Quer saber mais sobre os pontos de vistas do S.O. iOS e Android? Então, assista ao vídeo que segue abaixo.

Publicado por Andre
Revisado em 28/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

  • erasmo de almeida

    04/12/13

    Parabéns, site excelente. contéudos de ótima qualidade. continuarei visitando o blogtec.com
    responder

Comentar