Definição de hardware e software

O software e hardware são complementares para o funcionamento do computador e com o passar do tempo esses componentes se modernizaram.

Teclado de computador

O computador ou PC como é conhecido é uma das máquinas mais impressionantes que o ser humano já criou, desde que foi desenvolvido nunca mais deixou de ser atualizado e chegou ao nível em que se encontra atualmente.

O PC funciona através de um sistema de armazenamento e processamento de arquivos, tem capacidade de fazer cálculos, corrigir imagens, desenvolver projetos industriais e trazer entretenimento e cultura.

Atualmente há pelo menos três Sistemas Corporativos que podem levar tudo isso ao usuário do aparelho, o mais conhecido entre eles é o Windows que renova suas versões constantemente buscando oferecer o melhor para os consumidores. Outros sistemas operacionais são o Mac e Linux que podem ser encontrados em versões gratuitas, cada um possui suas próprias características.

Definição de hardware e exemplos

O hardware é considerado as partes físicas de um computador, notebook e qualquer outra ferramenta que tenha as mesmas características. Pessoas que saibam mexer com hardware podem resolver problemas de computador, para isso são oferecidos cursos profissionalizantes de hardware no mundo todo.

Um exemplo de hardware é o conjunto de peças que formam o interior de um computador que é composto por circuitos, cabos, placas, ventoinhas, fonte, leitores de CD, DVD e todos os itens que podem compor ou plugar ao gabinete são algum tipo de hardware.

A cada ano que passa os hardwares ficam menores e ocupam menos espaço, apensar de pequenos essas peças estão com mais capacidade e permitem o armazenamento de mais arquivos. Um HD pode chegar a 1TB de armazenamento para o usuário atualmente.

Hardware

Definição de software e exemplos

O Software é o que movimenta o computador, sem ele os hardwares seriam desnecessários e não teriam utilidade alguma. Desde o começo dos primeiros aparelhos já existiam softwares capazes de realizar funções, para fazer um software normalmente é preciso ingressar em uma boa faculdade e praticar muito para manusear todas as suas funções.

É considerado software qualquer programa de computador que execute uma tarefa, dentre eles temos os programas de baixar músicas, antivírus, pastas, arquivos, programas vindos da internet e entre outros. É através dos softwares que empresas do mundo todo prestam serviços de segurança, até mesmo órgãos públicos e bancos o utilizam para proteger informações sigilosas.

Software

O hardware e o software necessitam um do outro para o funcionamento geral de seus componentes, com a tecnologia atual é impossível de se imaginar que ambos trabalhem separados.

Assista ao vídeo abaixo com mais esclarecimentos da definição de hardware e software:

Leia mais sobre a definição de hardware e software

Publicado em 12/09/2013 por Andre
Revisado em 03/03/2015

Mais informações por email


Comentários

  • john victor

    10/03/17

    ótimo conteúdo e ainda melhor,são as definições explicadas de maneira coesa e inteligente!!!!
    responder

Comentar