O que é Microsoft Windows?

Se expandindo cada vez mais, o Microsoft Windows mostra a cada versão o porquê de ser o sistema operacional mais utilizado no mundo.

Microsoft Windows

A empresa estadunidense Microsoft, responsável pelo desenvolvimento de diversas tecnologias voltadas para o campo da informática e da computação, começou a desenvolver uma rede de sistemas operacionais para computadores chamado de Microsoft Windows a partir de 1981, e desde então, vem lançando uma versão atrás da outra, sempre se atualizando de acordo com as exigências do mercado.

Dentre todos os sistemas operacionais que existem, o Microsoft Windows é o mais utilizado no mundo todo, possuindo preços diversos de acordo com suas versões. Desde seu primeiro lançamento, o Windows 1.0, muitas outras versões foram lançadas posteriormente até chegar aos dias de hoje, em que a mais estável é o Windows 8, com algumas atualizações em relação aos seus antecessores.

O Microsoft Windows vem se expandindo cada vez mais no mercado e se mantém na liderança entre os sistemas operacionais mais utilizados do mundo, se inovando e renovando a cada versão lançada.

O que é Microsoft Windows XP?

Também conhecido pelo nome Windows NT 5.1, o Microsoft Windows XP é a versão do sistema operacional Windows lançado a partir de 2001, que até 2006 já registrava cerca de 400 milhões de cópias vendidas no mundo todo.

Com uma interface mais amigável, eficiente e estável que as anteriores, se tornou o sistema operacional mais utilizado do mundo durante um bom tempo, sendo também considerado o melhor sistema operacional já feito pela Microsoft, devido às mudanças radicais pelas quais passou, incluindo a melhoria na velocidade de processamento de dados e na sua inicialização. Seu nome "XP" remete ao termo "eXPerience", que significa "experiência".

Podendo rodar em sistemas de arquivo tanto NTFS quanto FAT 32, o Windows XP possui processadores de até 64 bits. Até o ano de 2011 era o sistema operacional mais utilizado no mundo, quando perdeu seu posto para a versão Windows 7, lançado a partir de 2009, e será oficialmente encerrada sua comercialização a partir de 2014.

Microsoft Windows XP

O que é Microsoft Windows 7?

O Microsoft Windows 7 foi lançado a partir de 2009 com uma versão Beta como teste, e, posteriormente, foi lançado em definitivo para seus consumidores, como o sucessor do Windows Vista.

De início, foi desenvolvido para corrigir os erros da versão Windows Vista, ganhando mais praticidade e mais eficiência do que este último, incluindo também maior compatibilidade com diversos aplicativos e softwares. Além disso, se destaca por ter um design gráfico mais transparente, podendo ser acoplado em outros aparelhos, como tablets, notebooks e etc, ganhando recursos para telas touch screen. Depois que lançado, imediatamente atraiu grande demanda no mercado, superando as vendas do Windows XP, até então o sistema operacional mais procurado.

Ganhou o número "7" no título, chamado também de "Seven" ou "Sete" por ser a sétima versão estável de sistemas operacionais já lançados pela Microsoft. Em 2012 já era o sistema operacional mais utilizado do mundo, já tendo alcançado quase 50% dos usuários mundiais de computadores.

Microsoft Windows 7

O que é Microsoft Windows Azure?

O Microsoft Windows Azure é uma plataforma que possibilita a computação em nuvem, que permite executar arquivos e aplicativos, hospedar informações e processar dados por meio da Internet sem ter que se preocupar com limites de memória, oferecendo assim um ilimitado poder de processamento e armazenamento quando se exige alta escalabilidade de dados.

A plataforma foi apresentada em 2008, passando a ser produzido comercialmente em meados de 2010, mas só agora em 2013 está sendo colocado a preço acessível no mercado.

Seu princípio básico é a virtualização, em que estaremos em contato com máquinas virtuais, que estarão controlando e executando os dados dentro da nuvem, permitindo a redução de custos operacionais e de recursos ilimitados.

Microsoft Windows Azure

O Microsoft Windows é uma das primeiras empresas de software fundadas no mundo e até hoje se mantem como a 2° maior e principal do mundo, oferendo diversos itens e software de qualidade aos seus consumidores.

Assista ao vídeo abaixo sobre a história do Microsoft Windows:

Saiba mais sobre

Publicado em 15/10/2013 por Haline
Revisado em 03/03/2015

Tags: ,

Mais informações por email


Comentar