Principais empresas de software

Atualmente são muitas as empresas que se destacam, oferecendo diversos softwares para atender a era da informática e da computação.

Computadores

Atualmente tem se expandido cada vez mais o mercado de softwares no mundo todo, sendo um dos mercados que mais geram renda e movimentam a economia dos países: bilhões e bilhões de dólares chegam a ser gerados com a venda de softwares.

Entre os softwares que mais se destacam no mercado podemos citar os sistemas operacionais, aplicativos Java, bancos de dados, pacote de programas para escritório, navegadores e editores de mídias.

No mundo todo, e até mesmo no Brasil, existem diversas empresas que trabalham neste ramo, desenvolvendo suas próprias tecnologias a fim de atingir um determinado público. Várias delas atuam em diversos países, se tornando multinacionais de grande influência nos lugares em que atuam.

Principais empresas de software do Brasil

No Brasil, empresas estrangeiras tem bastante destaque na produção e nas vendas de softwares. Entre elas, a Microsoft, responsável pela produção, principalmente, de sistemas operacionais para aparelhos como computadores e celulares. Outras empresas multinacionais também se destacam, como a Oracle, a Apple, a IBM, a SoftExpert, a HP,  entre muitas outras. Contudo, é a multinacional TOTVS considerada a maior produtora de softwares no país, com um faturamento de cerca de R$ 1,3 bilhão, sendo também a sexta maior do segmento no mundo.

Empresa Folhamatic

Entre as empresas nacionais, vale citar a Folhamatic, a Dzyon, a LabMacambira, a Metha Systems, a Microsiga, a New Age Softwares, a Spress, a RM, a Teknisa, a Vilesoft, a WK e a WebSoftware, entre outras. Todas elas, apesar de não terem a mesma influência mundial que muitas multinacionais, mesmo assim se mantêm com seus próprios destaques e méritos, com suas diferentes sedes e seus próprios produtos.

O Brasil, em 2012, se tornou o 7º maior mercado de softwares do mundo, ficando com uma movimentação de cerca de US$ 25 bilhões e crescimento de até 28% em relação a 2011 nas vendas de softwares. Contudo, cerca de 80% de todo esse capital vai para fora, sendo absorvido por empresas como a Microsoft, a Apple e a SAP, que investem bastante tecnologias na produção de softwares aqui no Brasil.

Principais empresas de software do mundo

Com a expansão dos setores de informação, muitas empresas voltadas para produção tecnológica, informática e computação surgiram no decorrer dos últimos anos, ganhando cada vez mais destaque no mercado global e se tornando um dos setores que mais geram faturamentos no mundo.

A Apple se mantém como a líder mundial de produção de softwares, além de ser a segunda maior multinacional do mundo atualmente. Outras empresas, como a Microsoft, a Sony, a Google, a Adobe, a Intel e a SAP também se destacam nesse setor, sendo a Microsoft considerada a segunda maior empresa neste ramo, atendendo a uma demanda gigantesca de produção.

Todas elas, se juntando a algumas multinacionais mineradoras, se mostram as maiores empresas multinacionais do mundo, com faturamentos exorbitantes que ultrapassam muitos bilhões de dólares por ano, assim mostrando a importância e a influência que o mercado voltado para os ramos da informática e da computação conquistaram nos últimos anos em todo o planeta.

IBM

Quais foram as primeiras empresas de software?

Desde o início da era da informática, em meados dos anos 70, com a criação e a produção dos primeiros computadores, aos poucos foram surgindo algumas empresas voltadas para a criação de softwares para acoplar tais tecnologias às novas invenções que o mundo todo estava recebendo.

Algumas empresas como a extinta Aldus, criadora do famoso editor eletrônico Pagemaker, a própria Microsoft, a Apple e a Sony, que surgiram entre as décadas de 40 e 80, acompanharam o início da revolução tecnológica pela qual o mundo todo passava após o fim da era industrial.

No entanto, a IBM, considerada a maior empresa da área de Tecnologia e Informação (TI) do mundo, é uma das poucas que possuem uma história que começou em meados do século XIX, já que sua fundação ocorreu em 1888 e até hoje a empresa assume a liderança no ramo da informática. Já naquela época, iniciavam-se os primórdios da era da informação que posteriormente culminaria numa sociedade dominada pela informática e pela computação.

Microsoft

A tecnologia é algo que vem constantemente crescendo e se desenvolvendo no mundo todo, e as empresas de software vem acendendo mesmo quando a economia está em baixa.

Assista ao vídeo abaixo sobre empresas de software do Oeste Paulista:

Publicado por Haline
Revisado em 28/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar