Versões do Windows XP

Existem algumas edições do Windows XP disponíveis para os consumidores, cada uma delas se encaixa em um tipo de uso diferente.

Microsoft Windows XPCriado em 2001 pela Microsoft, o Windows XP ainda é o sistema operacional mais utilizado no mundo, mesmo já tendo sido lançadas as versões Vista, Seven e Windows 8. Um dos motivos do sucesso dessa versão é que precisa de pouca qualidade nos hardwares dos aparelhos para funcionar, sendo assim exige pouco tempo de instalação e sempre está pronto para receber qualquer programa.

Poucas pessoas sabem que foram lançadas diversas versões deste sistema para serem usadas, cada uma delas possui características diferentes que as tornam exclusivas. Vamos conhecer as principais que foram lançadas e o que trouxeram de novo.

Windows XP Professional

Windows XP ProfessionalEssa versão foi lançada para ser usada por empresas e estabelecimentos que desejassem o máximo do Windows, mas a verdade é que foi muito mais utilizado em residências comuns por ser completo e ter boas ferramentas. Apesar dos vários acessos permitidos somente quem realmente entende do programa para conseguir usá-los no dia a dia.

Entre essas ferramentas estão as pastas e arquivos offline, controle de acesso, instalação e manutenção automática de softwares, serviços de informações de internet, entre outros. A facilidade de uso permite que lan houses e empresas que utilizam vários computadores em rede, tenham pouca dificuldade para fazer uma ligação entre eles favorecendo o trabalho.

Windows XP Home Edition

Windows XP Home EditionQuando você vai até uma loja de computadores e compra um aparelho que já vem de fábrica com o Windows instalado, o que vem é o programa original, mas as empresas que vendem esses produtos não gastam muito para colocar esse programa em seus aparelhos, por isso normalmente optam pelo modelo mais barato possível.

A edição mais simples é a Home Editon, foi criada para países em desenvolvimento e tem um custo baixo. É a mais leve e a pior dentre todas disponíveis, ao utilizá-la o usuário tem a possibilidade de abrir poucos programas por vez e algumas das ferramentas foram eliminadas. Se para nós que estamos acostumados a utilizar um Windows mais potente, este não foi bom, mas para países emergentes o resultado foi interessante.

Windows XP Media Center Edition

Windows XP Media Center EditionMuita gente tem dificuldades na hora de lidar com a mídia utilizando o Windows Professional, os motivos são que as ferramentas não ajudam e são poucas disponíveis para esse propósito. A mais utilizada é a Windows Movie Maker que não tem todos os recursos necessários para uma boa gravação, notando o problema dos usuários a Microsoft fez esse modelo especial para eles.

Chamado de Media Center Edition essa edição é fantástica com uma beleza incomparável, a versão exclusiva do Windows Movie Maker é o que mais chama a atenção, porque o programa não pode ser utilizado em outra edição do Windows. Também traz o Windows Media Center que ajuda a organizar tudo o que deve aparecer em seu vídeo, suas produções ficam bem organizadas.

Entre essas principais versões também estão disponíveis o Tablet PC Edition feito para os aparelhos de mão e o XP Starter Edition que contém poucos recursos e é feito para quem utiliza o computador em casa.

Mais assuntos sobre Windows

Publicado em 23/10/2013 por Andre
Revisado em 23/10/2013

Tags: , ,

Mais informações por email


Comentar